3 habilidades de Liderança_Parte_1 – Se você é um novo gerente e busca desenvolver suas habilidades de liderança, pode estar pensando que precisa ser mais autoritário e confiante e se concentrar em gerar resultados rapidamente. Você não está errado, mas essas não são as únicas habilidades que impulsionarão sua carreira. Original aqui: Harvard Business Review.
Vamos fazer uma rápida sessão de perguntas e respostas. Cite dois CEOs ou líderes. Se você disse Jeff Bezos ou Elon Musk, não é surpresa. Isto se deve em grande parte ao fato de, historicamente, o mundo ter visto mais homens em posições de liderança do que mulheres. As características destacadas acima, ou o status quo da “grande liderança”, foram consequentemente associadas e impulsionadas pelos comportamentos de homens poderosos: confiança acima da competência, autoridade acima da empatia e lucro acima do propósito.
Mas hoje — graças a movimentos globais como o #metoo e ao recente apelo a uma liderança mais compassiva — a hipermasculinidade como símbolo de competência e poder está desaparecendo (embora lentamente). Agora, mais líderes estão sendo chamados a desenvolver competências, como adaptabilidade, inteligência emocional e humildade, características que são particularmente valiosas para navegar em tempos de incerteza e que são mais frequentemente encontradas em líderes femininos do que masculinos.
Enquanto escrevia meu livro “Quando as mulheres lideram: o que elas alcançam, por que têm sucesso e como podemos aprender com elas”, entrevistei mais de 100 CEOs e fundadoras, do sexo feminino, e li centenas de estudos para descobrir os pontos fortes de liderança que as mulheres de sucesso possuem e usam. Descobri que as líderes femininas tendem a praticar mais empatia, vulnerabilidade e gratidão, e lideram com maior foco no pensamento contextual ou divergente. Muitas das mulheres com quem conversei também enfatizaram a importância de formar equipes diversificadas e de buscar um propósito social ou ambiental, além de buscar lucros.
Ironicamente, até a um grau excessivo, muitas dessas características não foram associadas a uma liderança poderosa no passado ou foram desconsideradas como sendo habilidades interpessoais não essenciais. No entanto, eu diria que as três competências abaixo — competências praticadas com mais frequência pelas mulheres — são fundamentais para o sucesso da próxima geração de líderes.
3 habilidades de Liderança_Parte_1
Adaptabilidade é uma delas
Em tempos de incerteza, as coisas acontecem rapidamente e não seguem necessariamente um padrão. A adaptabilidade começa com a identificação de sinais de mudança e a coleta de dados suficientes para poder ver quando circunstâncias novas e diferentes exigem um plano novo e diferente. A humildade, é claro, desempenha um papel significativo – estar disposto a admitir que está tudo bem que o plano original da sua equipe não mais esteja válido, que vale a pena jogar tudo pela janela, ou pelo menos reconsiderá-lo.
Em diversos estudos, descobriu-se que as mulheres-líderes têm uma classificação mais elevada do que os correspondentes líderes-homens, em termos de adaptabilidade. E as mulheres empresárias têm um histórico de serem capazes de fazer mais com menos – têm menos acesso ao capital – uma qualidade que é útil quando os tempos se tornam difíceis.
Nós, da Aba Textos Traduções, nos atualizamos com várias frentes de leituras, porque melhor tradução se alcança com mais cultura.
…
Crédito: Julia Boorstin, correspondente sênior de mídia e tecnologia da CNBC – November 15, 2022 – Harvard Business Review – 3 Skills Every New Leader Needs – Leadership: https://hbr.org/2022/11/3-skills-every-new-leader-needs#:~:text=Adaptability%2C%20empathy%2C%20and%20contextual%20problem%2Dsolving.&text=If%20you’re%20a%20new,focus%20on%20quickly%20driving%20results
….
Atribuição de imagem Freepik.com: Imagem de Freepik
…