Método STAR – momento da entrevista – Aqui está a Parte 2 da série de textos que selecionamos para falar sobre habilidades necessárias no ambiente de trabalho, como falar delas durante o processo de seleção, como destacar em seu currículo e como se preparar para entrevistas. Aqui destacamos possíveis perguntas e 3 CASES com as perguntas e os componentes-chave que são: situação – tarefa – ações – resultados. – A Parte 1 você pode encontrar aqui.
Método STAR – momento da entrevista
Aqui estão alguns exemplos de perguntas comportamentais comuns, que podem ser feitas durante uma entrevista:
• Compartilhe um exemplo de uma ocasião em que você enfrentou um problema difícil no trabalho. Como você resolveu esse problema?
• Você já teve que tomar uma decisão impopular? como você lidou com isto?
• Descreva um momento em que você esteve sob muita pressão no trabalho. Como você reagiu?
• Conte-me sobre um erro que você cometeu. como você lidou com isto?
• Compartilhe um exemplo de uma ocasião em que você teve que tomar uma decisão difícil. O que você fez?
• Explique uma situação em que você usou dados ou lógica para fazer uma recomendação.
• Conte-me sobre uma ocasião em que você discordou de seu chefe. Como você resolveu isso?
• Descreva um momento em que você teve que dar más notícias. Como você fez isso?
• Conte-me sobre uma ocasião em que você trabalhou com outros departamentos para concluir um projeto.
• Compartilhe um exemplo de uma ocasião em que você falhou. O que você aprendeu com a experiência?
• Conte-me sobre uma ocasião em que você definiu e alcançou uma meta específica.
• Conte-me sobre uma ocasião em que você teve que persuadir alguém a fazer alguma coisa.
• Descreva um momento em que você teve um conflito com um colega. como você lidou com isto?
• Você já teve que motivar outras pessoas? Como você fez isso?
• Conte-me sobre a última vez que seu dia de trabalho terminou antes de você conseguir terminar tudo.
Método STAR – momento da entrevista
Exemplo de resposta com o método STAR
Aqui estão três CASES de como responder a perguntas populares de entrevistas comportamentais, usando o método STAR:
CASE 1
Compartilhe um exemplo de uma ocasião em que você enfrentou um problema difícil no trabalho. Como você resolveu esse problema?
• Situação: “Eu trabalhava como gerente de varejo em uma loja de departamentos durante a temporada de bailes de formatura. Uma cliente comprou um vestido online e pediu para retirar na loja. Um dos meus associados acidentalmente colocou o vestido para vender e outra cliente o comprou imediatamente.
• Tarefa: eu sabia que precisava fazer isso da maneira certa, para manter a reputação da empresa e com a cliente percebendo meus padrões de nível de serviço.
• Ação: Antes de ligar para a cliente para avisar sobre o erro, localizei o mesmo vestido em outra loja próxima. Pedi que o deixassem pronto para uso e o entregassem na casa da cliente na manhã do baile, junto com um vale-presente para agradecer sua compreensão.
• Resultado: a cliente ficou tão grata que nos escreveu uma avaliação cinco estrelas em vários sites de avaliação.”
CASE 2
Descreva um momento em que você estava sob muita pressão no trabalho. Como você reagiu?
• Situação: “Em meu trabalho anterior, como executivo de contas, um de meus colegas pediu demissão imediatamente após contratar o maior cliente que nossa empresa já havia contratado.
• Tarefa: Embora eu já estivesse gerenciando uma carga completa de contas, também fui designado para esse novo cliente. Eu sabia que os riscos eram altos e que, se perdêssemos esse negócio, não atingiríamos nossa meta trimestral.
• Ação: Primeiro, tomei algumas medidas para desestressar. Em seguida, avaliei e reestruturei cuidadosamente minha lista de tarefas, para ter certeza de que conseguiria administrar todas as minhas funções. Por conta disso, consegui ficar totalmente à disposição do cliente e também sacrifiquei algumas noites e finais de semana para administrar chamadas telefônicas até a entrega do projeto.
• Resultado: O cliente ficou tão impressionado com minha dedicação, que imediatamente assinou um contrato anual que rendeu à nossa empresa US$ 5 milhões.”
CASE 3
Conte-me sobre um erro que você cometeu. Como você lidou com isto?
• Situação: “Eu trabalhava como estagiário em uma empresa de eventos e era responsável pela encomenda dos arranjos florais para um evento privado, organizado por um cliente importante. Infelizmente, confundi as informações de outro evento e as flores foram entregues no local errado, do outro lado da cidade.
• Tarefa: Como foi sério, eu sabia que precisava encontrar uma solução rapidamente, pois estávamos trabalhando com um prazo apertado.
• Ação: Depois de considerar algumas maneiras diferentes de resolver o problema, admiti meu erro ao meu chefe e informei-o sobre meu plano e por que achei que era o melhor curso de ação. Fiz uma pausa para o almoço, fui até o outro local, peguei as flores e entreguei no local apropriado uma hora antes do evento.
• Resultado: o cliente nunca soube da minha confusão e meu chefe ficou muito grato.”
Nós, da Aba Textos Traduções, desejamos que estas dicas lhe sejam muito úteis, em um momento tão especial como o da entrevista em uma empresa a que você aspira fazer parte do time.