Hard Skills vs. Soft Skills: Qual é a diferença? – Quando você necessita do produto – TRADUÇÃO – você não imagina quantas skills – habilidades – estão envolvidas neste ofício. Mas não vem ao caso neste texto, porque optamos por ampliar o entendimento abrangendo todos os ofícios, para você, leitor, ver como precisamos de Hard e Soft Skills em qualquer área de atuação. Assim, o texto de Jamie Birt do website Indeed Career Guide vai elucidar quais são as diferenças. Parte 1.
Em descrições de cargos, as empresas geralmente pedem uma combinação de habilidades técnicas e habilidades comportamentais, isto é, como o profissional lida com parceiros em diferentes ambientes e níveis de estresse.
As Hard Skills estão relacionadas com conhecimentos técnicos e formação específicos, enquanto as Soft Skills são traços de personalidade, como liderança, comunicação ou gestão de tempo.
Ambos os tipos de habilidades são necessários para um desempenho e avanço bem-sucedidos na maioria das empresas.
A seguir, explicaremos a diferença entre Hard e Soft Skills, e daremos exemplos de cada uma. Numa segunda parte, focaremos em como destacar suas habilidades em seu currículo e em entrevistas.
Diferenças
As principais diferenças entre Hard Skills e Soft Skills são como elas são adquiridas e utilizadas no local de trabalho.
Hard Skills geralmente são adquiridas por meio de formação ou treinamento específicos e incluem competências, como usar uma determinada máquina, software ou outra ferramenta, habilidade adquirida através de qualquer experiência de vida, inclusive em sua carreira ou educação. Por exemplo:
– Se você trabalhou em serviços de alimentação ou varejo, talvez saiba como usar um sistema de ponto de venda.
– Se você fez um curso de Contabilidade, talvez saiba usar o Microsoft Excel.
– Se você estudou uma língua estrangeira, talvez consiga falá-la fluentemente.
– Se você quiser trabalhar como arquiteto, precisará saber usar um software de desenho.
O que são Hard Skills?
Cada trabalho exigirá certas habilidades técnicas específicas para aquele segmento, assim, certas empresas podem ter disponibilidade para ensinar certas habilidades técnicas no trabalho.
Algumas das Hard Skills mais exigidas incluem:
Idiomas – ser bilíngue ou multilíngue
Gerenciamento de banco de dados
Pacote de software Adobe
Segurança de rede
Marketing SEO/SEM
Análise estatística
Mineração de dados
Desenvolvimento de aplicativos móveis
Design de interface do usuário
Gerenciamento de campanhas de marketing
Sistemas de armazenamento e gerenciamento
Linguagens de programação (como Perl, Python, Java e Ruby)
O que são Soft Skills?
Soft Skills são hábitos e características pessoais, que moldam a forma como você trabalha sozinho ou com outras pessoas.
As Soft Skills são mais frequentemente vistas como traços de personalidade, que você pode ter passado a vida inteira desenvolvendo. Elas são necessárias quando você administra seu tempo, interage com outras pessoas ou enfrenta uma situação difícil pela primeira vez.
A comunicação eficaz, por exemplo, é uma Soft Skill fundamental que muitas empresas procuram, assim como confiabilidade, trabalho eficiente em equipe e escuta ativa.
As Soft Skills são essenciais para sua carreira. Embora as Hard Skills sejam necessárias para executar com sucesso as tarefas técnicas em um trabalho, as Soft Skills são necessárias para criar um ambiente de trabalho positivo e funcional. Por esta razão, as empresas muitas vezes procuram indivíduos que possuam essas duas habilidades comprovadas; outras preferem selecionar candidatos que tenham um conjunto mais forte de Soft Skills, em vez de Hard Skills, uma vez que as Soft Skills são mais difíceis de desenvolver.
Por exemplo, você pode estar procurando atuar na área de Recursos Humanos, mas não tem conhecimento prévio de ferramentas de análise de dados. Se você tiver referências que possam atestar a eficácia de suas Soft Skills, como empatia, mente aberta e comunicação, uma empresa poderá escolher você em vez de outro candidato, cujas Hard Skills sejam mais fortes, mas que não possui o mesmo nível de Soft Skills.
Algumas das Soft Skills mais exigidas incluem:
Integridade
Confiabilidade
Comunicação efetiva
Mente aberta
Trabalho em equipe
Criatividade
Solução de problemas
Pensamento crítico
Adaptabilidade
Organização
Vontade de aprender
Empatia
Se você é um profissional antenado com as habilidades que as empresas exigem de seus colaboradores/parceiros, lembre-se de que no quesito TRADUÇÃO a Aba Textos naturalmente se adequa a essas exigências, tendo por Hard Skills as habilidades técnicas necessárias ao ofício de tradução e entre as Soft Skills a comunicação, empatia, atenção a detalhes, respeito com a entrega ao cliente.