Recrutamento via Facebook

Recrutamento via Facebook

Recrutamento via Facebook – O Facebook é uma plataforma de mídia social significativamente popular, com grande influência no recrutamento.

Em texto anterior, falamos em recrutamento nas redes sociais, com a menção do LinkedIn, que é uma das plataformas de recrutamento mais importantes da atualidade, com um enorme público global.

Mas em falando de Facebook, aqui estão algumas estatísticas interessantes sobre recrutamento, extraídas do site qureos:

Recrutamento via Facebook – Estatísticas

Algumas estatísticas importantes de recrutamento do Facebook incluem:

2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo é o que o Facebook tem aproximadamente.

81% dos candidatos a emprego desejam ver oportunidades publicadas nas páginas do Facebook, devido à sua enorme popularidade. (GaggleAMP).

60% dos gestores de recrutamento usam atualmente o Facebook para procurar talentos.

50% dos candidatos a emprego concordam que a página de uma marca no Facebook é mais útil do que o seu website. (Sproutsocial)

Os candidatos a emprego também se tornaram mais conscientes das suas decisões de emprego e pesquisam exaustivamente nas empresas online seus valores e cultura. Quase metade dos candidatos a emprego em todo o mundo concorda que a página de uma empresa no Facebook oferece melhores informações sobre sua cultura e práticas de gestão de funcionários do que o seu website!

Estatísticas de mídia social para recrutadores

Os recrutadores percebem a importância de aproveitar a mídia social para recrutamento. Encontrar o talento certo, contatar e contratar candidatos nas redes sociais tornou-se uma prática cada vez mais comum. Algumas estatísticas importantes para recrutadores incluem:

82% dos empregadores usam as redes sociais para contratar candidatos passivos (aquela pessoa que está empregada e não está procurando uma nova oportunidade). (SHRM)

73% dos candidatos a emprego não estão ativamente procurando novos empregos nem se candidatando a melhores oportunidades, mas estão abertos a elas! O recrutamento nas redes sociais permite que os empregadores cheguem a potenciais candidatos, contem-lhes sobre oportunidades relevantes e chamem a atenção deles. Os empregadores aproveitam as redes sociais para chamar a atenção dos candidatos passivos e fazer com que se candidatem a funções relevantes!

92% dos empregadores usam sites de mídia social para encontrar talentos. (EnterpriseApps)

A mídia social é a maneira mais fácil de procurar candidatos em potencial, avaliar seus perfis e ver se eles correspondem a uma vaga! A mídia social também informa aos empregadores mais do que apenas a formação e a experiência de clientes em potencial, mas também dá uma prévia de sua personalidade geral. Isso pode ajudar os empregadores a avaliarem se um candidato é culturalmente adequado para a empresa.

– 9% das empresas que atualmente não utilizam as redes sociais para recrutamento pretendem fazê-lo. (Apollotechnical)

Estes 9% dos empregadores que ainda não utilizaram as redes sociais para recrutamento, já perceberam sua importância e planejam aderir ao movimento do recrutamento nas redes sociais logo!

– 54% dos empregadores eliminaram candidatos com base em seus feeds de mídia social. (Harvard Business Review)

Quando se fala em procurar potenciais candidatos nas redes sociais, 70% dos empregadores usam as redes sociais para selecionar potenciais contratações. Isto significa que os empregadores desejam garantir que as crenças e valores gerais dos seus potenciais candidatos estejam alinhados com a ética da empresa. Qualquer conteúdo impróprio, como discurso de ódio, declarações não inclusivas, opiniões políticas extremas e publicações insensíveis/sem empatia nas redes sociais de um candidato, pode descartar o candidato.

Estatísticas de mídia social para quem procura emprego

As redes sociais são vitais para quem procura emprego em 2024, pois é uma verdade estabelecida que os empregadores estão atentos à sua próxima contratação online. Aqui estão algumas estatísticas sobre por que a mídia social é importante para quem procura emprego:

79% dos candidatos a emprego utilizam as redes sociais para procurar emprego. (GoHire)

Os candidatos a emprego usam as redes sociais para procurar as melhores oportunidades e avaliar as empresas pelos seus serviços, reputação, cultura e outros fatores! Cada candidato a emprego tem preferências ao se candidatar ou aceitar uma oferta de emprego, e uma avaliação nas redes sociais permite-lhes tomar uma decisão informada.

Recrutamento via Facebook – Ponderações finais:

O recrutamento nas redes sociais é a novidade na indústria de recrutamento. Portanto, é importante manter uma presença impressionante nas redes sociais online para causar uma ótima impressão nos empregadores e candidatos. Com um número cada vez maior de pessoas aproveitando as redes sociais para recrutar novas pessoas ou encontrar melhores oportunidades, não é segredo que o recrutamento nas redes sociais tenha vindo para ficar e só crescerá com o tempo.

Leia também: Recrutamento via LinkedIn

Na Aba Textos Traduções, procuramos nos atualizar sobre vários campos do saber para melhorar nossa capacidade de tradução.

Crédito: Autor: Anam Javed, revisado por: Faye Ameen, Atualizado em: 04/01/2024

Fonte: https://www.qureos.com/hiring-guide/social-media-recruitment-statistics

Atribuição de imagem da Freepik.com: <a href=”https://br.freepik.com/psd-gratuitas/quadrado-3d-com-logotipo-do-facebook_20266134.htm#query=facebook&position=3&from_view=keyword&track=sph&uuid=3ec03fd3-564a-4dc7-8749-b389e08a333f”>Imagem de Vectonauta</a> no Freepik