Upskilling e Reskilling

Upskilling e Reskilling

Upskilling e Reskilling – Melhoria de competências e Requalificação: uma resposta estratégica à demanda de mudanças de competências, da TALENTGUARD. No Blog anterior, publicamos interessante entrevista à Revista Exame da futurista Martha Gabriel; leia aqui. Como ela menciona o upskilling e reskilling, sendo duas habilidades necessárias a esse novo profissional, hoje ampliamos esse saber.

À medida que a procura por novas competências acelera, upskilling e reskilling oferecem soluções vitais para as empresas se manterem competitivas.

Até 2025, o Fórum Econômico Mundial prevê que até 85 milhões de empregos poderão ser alterados devido a mudanças na divisão do trabalho entre máquinas e humanos – metade de todos os trabalhadores necessitarão de reskilling – requalificação – devido aos avanços tecnológicos.

No entanto, há também a expectativa da criação de 97 milhões de novas funções impulsionadas pelos avanços tecnológicos e pela transformação digital contínua. Mesmo para aqueles que permanecem em suas funções atuais, espera-se que cerca de 40% das competências essenciais mudem. Isto destaca a necessidade urgente de upskilling e reskilling em todos os níveis de trabalhos, departamentos e empresas. Com mudanças significativas projetadas até 2025, o momento de agir é agora.

Vamos diferenciar entre upskilling e reskilling e explorar como essas estratégias podem equipar melhor sua empresa para as próximas mudanças no setor.

Upskilling e Reskilling

Upskilling envolve aprender novas habilidades ou ensinar aos trabalhadores novas capacidades para melhorar suas funções atuais. Reskilling, por outro lado, implica a aquisição de novas habilidades para a transição a uma função profissional diferente ou a formação de indivíduos para funções alternativas.

Ambas as abordagens são cruciais para que os empregadores possam resolver eficazmente a escassez de competências prevista.

Reskilling visa indivíduos com “habilidades associadas”, intimamente relacionadas com as novas habilidades exigidas pela empresa. Oferece uma experiência de aprendizagem lateral (do mesmo nível de dificuldade), essencial para atender às extensas demandas de reskilling – requalificação – da força de trabalho atual.

Por outro lado, promover uma cultura de upskilling envolve oferecer aos funcionários meios de superar gaps de competências, que são lacunas nas habilidades profissionais. Essa abordagem enfatiza a educação contínua, permitindo que os funcionários progridam em sua trajetória profissional atual.

Investir nas carreiras dos colaboradores não só promove a lealdade, mas também aumenta as taxas de retenção. De acordo com o LinkedIn Learning, 94% dos trabalhadores optariam por permanecer mais tempo em empresas que investem ativamente no desenvolvimento de suas carreiras.

Embora muitas empresas reconheçam a importância dos programas de desenvolvimento da força de trabalho, para superar os gaps/lacunas de competências, a implementação é dificultada por restrições financeiras e tecnologia inadequada. No entanto, atrasar a ação compromete a capacidade da sua empresa de atingir objetivos de longo prazo, se continuar a faltar acesso às competências necessárias.

Upskilling e Reskilling – Solução: Plano de Carreira

Implementar um plano de carreira estruturado é uma das maneiras mais eficazes de integrar upskilling e reskilling em sua empresa. Plano de carreira é o processo usado por um funcionário para traçar uma trajetória para o desenvolvimento de sua carreira pessoal.

Estratégias de plano de carreira bem-sucedidas adotam uma abordagem baseada em competências, avaliando as competências específicas exigidas para cada função e identificando o desenvolvimento de habilidades necessário para a transição dos funcionários para novos cargos.

Os planos de carreira são personalizados para cada funcionário, descrevendo as etapas necessárias para atingir metas de carreira de longo prazo, por meio de trabalhos laterais (mudar de um departamento para outro, assumindo novas responsabilidades e desafios) ou promoções. Eles destacam o conhecimento, as habilidades e as características pessoais necessárias, ajudando a identificar as habilidades especializadas e o treinamento adicional necessário para cumprir as aspirações profissionais.

Ao adotarem upskilling e reskilling e um plano de carreira estruturado, as empresas podem abordar proativamente as necessidades em evolução da força de trabalho, garantindo que permaneçam competitivas e ágeis num cenário empresarial em constante mudança.

Os benefícios do plano de carreira – A introdução do plano de carreira em sua empresa oferece vários benefícios, incluindo:

Atender a demanda futura – Ao identificar as competências atuais, você pode se concentrar no desenvolvimento de habilidades essenciais em sua força de trabalho, para atender com eficácia à demanda futura.

Identificar habilidades ocultas – O plano de carreira permite que os funcionários avaliem e detalhem suas próprias habilidades, descobrindo talentos potenciais que a empresa talvez não conhecesse.

Criar uma Cultura de Mobilidade de Talentos – No atual cenário competitivo de talentos, os funcionários procuram empregadores comprometidos com o crescimento de suas carreiras no futuro. Uma estratégia de plano de carreira não apenas atrai talentos para sua empresa, mas também aumenta a motivação e as taxas de retenção entre seus funcionários. Promove a mobilidade interna, tanto lateral como verticalmente, demonstrando o compromisso da sua empresa em valorizar as suas pessoas.

À medida que a transformação digital continua a um ritmo rápido, a implementação de uma estratégia eficaz de plano de carreira que integre upskilling e reskilling é benéfica tanto para os colaboradores como para o RH. Além disso, é fundamental que sua empresa permaneça competitiva no mercado de competências em evolução.

Na Aba Textos Traduções, já estamos trabalhando upskilling e reskilling para nos adequar às novidades em nosso segmento de trabalho.


Crédito: Equipe da TALENTGUARD, Reskilling and Upskilling: A Strategic Response to Changing Skill Demands
Fontes: https://www.talentguard.com/blog/reskilling-upskilling-strategic-response-changing-skill-demands
Atribuição de imagem da Freepik.com: Image by freepik