Semana de 4 dias de trabalho – Feedback

Semana de 4 dias de trabalho - Feedback

Semana de 4 dias de trabalho – Feedback – “Por que a semana de 4 dias de trabalho não funcionou na minha startup”. Ivan Cordeiro Junior, fundador e CEO da Marfin — conta o que deu errado com a implantação do benefício em sua empresa, mas diz que tentaria novamente.

O depoimento a seguir conta a história de Ivan Cordeiro Junior, fundador e CEO da Marfin, uma plataforma de marketing digital que produz conteúdos em português, inglês e espanhol. Ele conta como foi a implementação da semana de 4 dias de trabalho em sua startup – e porque a experiência não deu certo.

“Entre 2021 e 2022, fomos pioneiros em aplicar a semana de 4 dias de trabalho no Brasil. Foi uma jornada de inovação e desafios. Decidimos implementar o projeto na Marfin como um passo para melhorar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal dos colaboradores. Tirei a ideia de um livro que li em 2019.

“A Marfin já era pioneira em novas propostas de trabalho, como o Marfin Health, focado em saúde e bem-estar. Eu mesmo já passei por experiência com burnout e depressão, por isso sempre enfatizei a importância do bem-estar no ambiente de trabalho. Acho que a vida é muito mais que trabalho, e trabalhar mais não é sinônimo de ter mais resultados.

“A implementação foi cuidadosa, envolvendo análise detalhada e metodologias ágeis. As reuniões semanais “all-hands” serviam como espaço para discussão e ideação do projeto. Após um ano de planejamento e discussões, a semana de 4 dias foi, de fato, implementada.

“A proposta na Marfin era trabalharmos 8 horas por dia, de segunda a quinta-feira, tendo a sexta-feira livre. Meu incentivo era que todos usassem o bom senso – quem tivesse projetos ou trabalhos atrasados, por exemplo, poderia aproveitar a sexta-feira para finalizar as questões. Se estivesse tudo em dia, o dia era realmente de folga.

“Mas não deu certo…

“Na verdade, os resultados foram mistos. A atratividade da proposta para novos talentos e a satisfação geral foram pontos altos. Tivemos casos extraordinários de retenção de talentos. No entanto, desafios com a produtividade e a comunicação com clientes indicaram a necessidade de uma abordagem mais estruturada.

Semana de 4 dias de trabalho – Feedback – “Acabei identificando três principais problemas na estrutura de 4 dias de trabalho na minha startup. Primeiro, a questão do atendimento ao cliente: o cliente não quer saber se você trabalha na sexta-feira ou não. Ele trabalha. E ele quer as coisas resolvidas no dia. Não trabalhar na sexta nos gerou muitos atritos com clientes.

“O segundo ponto é que considero ter faltado clareza da minha parte sobre como usar a sexta-feira. Eu queria copiar o Google, em um modelo no qual os engenheiros usavam 20% do tempo para projetos pessoais (foi assim que nasceu o Gmail). Mas isso foi uma expectativa que ficou só na minha cabeça e eu me frustrei ao ver que as pessoas só tiravam folga mesmo (e elas não estavam erradas).
“Por fim, identificamos que a produtividade caiu: os dados de diversos estudos que tínhamos como base do projeto mostravam que a produtividade aumenta quando as pessoas têm um dia extra de folga. Mas não foi o que aconteceu na Marfin. Com a gente, as coisas começaram a atrasar, a não serem entregues, exceto por alguns dos profissionais que já tinham performance acima da média.

“De maneira geral, faltou maturidade da gestão e da equipe para fazer a semana de 4 dias de trabalho dar certo.

“Eu sei que precisava ter comunicado de maneira melhor e criado um projeto melhor. Por outro lado, a aliança de semana de 4 dias mais trabalho remoto fez com que alguns poucos colaboradores acreditassem que a empresa era um parque de diversões (foram pouquíssimos, mas esses poucos causaram muitas dores de cabeça para toda a equipe).

“Um dos lados positivos da experiência é que nós conseguíamos quase qualquer contratação. Realmente, a tríade salário competitivo + boas condições + flexibilidade é praticamente uma oferta imbatível.

Semana de 4 dias de trabalho – Feedback  – Voltaria com o modelo!

“No começo de 2023, eu cancelei a semana de 4 dias de trabalho na Marfin. Mas espero voltar com o modelo quando estivermos mais preparados, com um planejamento mais detalhado e envolvendo todas as partes interessadas desde o início.

“Para mim, o trabalho precisa ser gratificante e significativo. Deve nos desafiar a sermos melhores e nos levar além. Ele não pode drenar ou esgotar alguém. Por isso, qualquer coisa que possa melhorar a vida de quem trabalha comigo e ainda manter a empresa lucrativa é válido de testes.”

A Aba Textos Traduções está sempre antenada com temas atuais, porque toda informação pode redundar em uma melhor tradução.


Crédito: Soraia Alves, da Época Negócios – Futuro do Trabalho, publicado em 08/12/2023 – Ivan Cordeiro Junior, fundador e CEO da Marfin => https://epocanegocios.globo.com/futuro-do-trabalho/noticia/2023/12/por-que-a-semana-de-4-dias-de-trabalho-nao-funcionou-na-minha-startup.ghtml

Atribuição de imagem Freepik.com: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/ilustracao-3d-do-conceito-de-prazo-de-trabalho_36331266.htm#page=4&query=dias%20de%20trabalho&position=0&from_view=keyword&track=ais&uuid=ecfa6acf-314e-42e4-9405-a6fa5ad516b6″>Imagem de upklyak</a> no Freepik